Você certamente já ouviu a palavra carboidratos e que existem vários tipos, algures no contexto alimentar, mas sempre se questionou o que seriam ou qual é a sua função? Pois, é exatamente isso que lhe iremos esclarecer hoje!

Carboidratos, são macronutrientes, cuja função principal, é fornecer energia ao nosso corpo.

Dento desta secção, existem dois tipos de carboidratos, os simples e os compostos.

Carboidratos simples são, por norma, os mais doces e de absorção mais rápida, como frutas (açúcar natural e aconselhado a comer ainda que moderadamente, duas a três peças de fruta, seria o ideal), açúcar refinado, pão (não integral), refrigerantes, arroz branco, cereais, etc, e que, derivado dos seus alto índices glicémicos, não devem ser consumidos em quantidades altas por quem está em dieta ou é diabético.

Por outro lado, os carboidratos compostos, são os mais aconselháveis, devido ao índice glicémico e à maior demora de absorção, saciando durante mais tempo, em contrapartida, aos simples. Exemplos de alimentos ricos em carboidratos compostos, são, batata-doce, aveia, pão integral, arroz integral, legumes, etc.

Para concluir, ainda que essenciais, os carboidratos, tanto simples como os compostos, devem ser consumidos com moderação, especialmente em dieta, uma vez que, em excesso e combinados com pouca atividade física, podem transformar-se em gordura corporal.

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